Mas afinal, o que é a luz UV?
Global UV2023-03-09T15:39:18-03:00A chamada luz ultravioleta (UV) é a radiação eletromagnética ou os raios ultravioletas com um comprimento de onda menor que a da luz visível, que vai de de 380 nm a 1 nm.
A radiação UV pode ser subdividida em:
- UV próximo – comprimento de onda de 380 até 200 nm – mais próximo da luz visível.
- UV distante – de 200 até 10 nm
- UV extremo – de 1 a 31 nm.
Essas faixas de comprimentos de onda, contudo não são exatas, mas representam uma média aproximada.
Diferença entre radiação e luz
A luz é a radiação que o ser humano é capaz de enxergar, isto é, a luz visível. Ela é comumente definida pelo intervalo de comprimentos de onda entre 400 e 700 nanômetros (nm). Também é comum a denominação de luz para a radiação ultravioleta e infravermelha, que possuem a faixa de energia mais próxima da luz visível.
Como é gerada a radiação UV?
O sol é o maior emissor de radiação ultravioleta, mas a maior parte dela é absorvida ao atravessar a atmosfera da Terra. Isso acontece porque a luz UV entre 100 a 242 nm provoca reações fotoquímicas com o oxigênio para formar o ozônio e consequentemente, compor a camada de ozônio.
É importante observar que a radiação UV sofre intenso espalhamento na atmosfera devido suas características físicas, isto é, a frequência energética mais alta que a luz visível.
Além do sol, existem inúmeras fontes artificiais de luz UV, que são produzidas em uma grande variedade de formatos, potências e faixas de radiação, para as mais diversas finalidades.
Usos da Luz UV
Iluminação – podendo ser utilizadas para desinfecção e também em setores da indústria que demandam características específicas de luminosidade.
Cura UV – usada para cura de tintas, revestimentos e acabamentos.
Fototerapia – combatem uma série de condições de saúde, como doenças de pele, incluindo acne, icterícia, psoríase, eczema entre outras.
Germicida – utilizadas para esterilização da água, ar ou superfície.
Quais são os riscos da exposição à luz ultravioleta do tipo UV-C?
A radiação UV é classificada em 3 categorias no que se refere aos efeitos que ela causa à saúde humana e ao meio ambiente:
UVA: 400 – 320 nm, também chamada de luz negra ou onda longa. São os de maior incidência na superfície da Terra, uma vez que não são absorvidos pela camada de ozônio
UVB: 320–280 nm, também chamada de onda média;
UVC: 280 – 100 nm, também chamada de UV curta ou “germicida“.
A quase totalidade (99%) dos raios ultravioleta que efetivamente chegam a superfície da Terra são do tipo UV-A. A radiação UV-B é parcialmente absorvida pelo ozônio da atmosfera e é a faixa mais perigosa à saúde da pele.
Já a radiação UV-C é totalmente absorvida pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera.
Ainda que a luz ultravioleta seja excelente para diversas finalidades, é muito importante que se tenha cautela na hora de utilizá-la, uma vez que a exposição a esse tipo de luz pode causar diferentes tipos de complicações, como, por exemplo:
Irritações na pele;
Câncer;
Queimaduras;
Catarata;
Danos na córnea;
Envelhecimento, entre outros.
Porém, quando bem administrada, a utilização de luz ultravioleta UV é capaz de trazer inúmeros resultados positivos à sociedade.